![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiCe6gfnbTlubsPs8GzCCvIOxsN4yGaSXHAygEMt2MZoLA-2DE7dg4b5Z-uh8rPoTGB_ce-mTwyeaY_zDgjQzQmNUWrnfnZUcJI9zelnYnx2HfwRHRB1w0be2Lbu3TpuVO7nlLB8G8A_fGu/s320/M%2525C3%2525BAsica%252BMPB%252BTom%252BJobim%252Bpor%252BDarcy%252BCardoso.jpg)
Um dos maiores músicos do Brasil, carioca apaixonado e um dos pais da Bossa Nova, nosso célebre maestro Antônio Carlos Jobim faria nesta terça-feira 84 anos de idade, caso ainda estivesse vivo. O jovem Tom Jobim, nascido na Tijuca, planejava ser arquiteto e chegou a cursar o primeiro ano da faculdade, mas seu futuro já estava destinado à música. Ele começou a trabalhar como arranjista no ano de 1952, pela gravadora 'Continental', antes de despontar e se tornar um dos maiores músicos do país.
Alguns anos depois Tom conheceu aquele que seria seu mais constante parceiro na música, Vinícius de Moraes. A parceria entre eles, inciada quando ambos musicaram a peça 'Orfeu da Conceição' rendeu o sucesso Se Todos Fossem Iguais a Você, que acabou dando projeção nacional aos músicos. Logo em seguida, Tom e Vinícius lançaram o LP 'Canção do Amor Demais' (1958), acompanhados pelo violão de João Gilberto, com canções interpretadas por Elizeth Cardoso. A orquestração do álbum foi considerada o marco inicial da Bossa Nova. Chega de Saudade, também parte do LP é considerada a principal canção a alavancar o sucesso da Bossa Nova, na época.
Após o surgimento da Bossa Nova, o sucesso de Tom Jobim foi irrevogável. Junto com seu parceiro Vinícius, Tom comporia, em 1963, um dos seus maiores sucessos e provavelmente a música brasileira mais tocada no exterior, Garota de Ipanema. Devido ao enorme sucesso nacional e internacional, o maestro brasileiro teve o previlégio de gravar ao lado de um dos grandes mitos da música mundial, o americano Frank Sinatra, o disco 'Francis Albert Sinatra e Antônio Carlos Jobim'.
Muitos anos da vida do aclamado músico foram dedicados ao aprofundamento dos estudos musicais, o que agregou novas influências às suas composições, levando-as a um patamar de sofisticação poucas vezes visto. Seu último albúm foi lançado em 1994, com o título de Antônio Brasileiro, poucos meses antes de seu falecimento, em dezembro do mesmo ano. Com 67 anos, Antonio Carlos Jobim faleceu devido a uma parada cardíaca, sofrida quando se recuperava de um câncer na bexiga, no Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário