
Que a musiquinha de entrada do Windows foi criada pelo compositor Brian Eno?
A música de abertura do Windows 95 é de ninguém menos que Brian Eno, o renomado compositor e produtor que inventou a música ambient e ajudou bandas como Talking Heads e U2 a descobrir seu tipo de som. Em uma entrevista em 1996 ao jornal San Francisco Chronicle, ele contou como foi criar a música-tema do sistema operacional:
O pedido da agência requisitava um som “inspirador, universal, otimista, futurista, sentimental…” de 3,25 segundos. Eno testou 84 sons até chegar ao definitivo.
“A ideia apareceu quando eu estava completamente sem ideias. Estava trabalhando com minha própria música e estava meio perdido, na verdade. E eu realmente gosto de quando alguém chega e diz: “Eis um problema específico – resolva-o”.
A mensagem da agência dizia “queremos uma peça musical que seja inspirada, universal, blá-blá-blá, otimista, futurista, sentimental, emocional” e mais uma lista imensa de adjetivos, terminando com “e deve ter 3 1/4 segundos de duração”.
"Eu achei isso tão engraçado e um pensamento tão impressionante para se tentar transformar em música. É como fazer uma joia minúscula", diz o autor.
Brian Eno testou 84 sons até chegar ao definitivo. "Na verdade, compus 84 temas. Eu me perdi completamente neste mundo de pedacinhos minúsculos de música. Tornei-me tão sensível a microssegundos no fim deste trabalho que isso entrou na minha própria obra. E quando eu terminei esse trabalho e voltei para as composições de três minutos, parecia que tinha oceanos de tempo.”
Imagina o quanto ele não deve ter faturado em direitos autorais…
Fonte: http://www.eduexplica.com/search/label/Voc%C3%AA%20Sabia%20%3F

Nenhum comentário:
Postar um comentário