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quarta-feira, 11 de maio de 2011

Intel apresenta sistema de avaliação escolar.

Na última sexta-feira, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, em parceria com a Intel, realizou a conferência “Programas de Avaliação do Impacto da Utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação”, que trouxe ao Estado a pedagoga e diretora de Estra­té­gia, Pesquisa e Política de E­ducação Global da Intel, Mar­tina Roth e o diretor geral do Grupo de Plataformas Educa­cionais da empresa, Kapil Wadhera.

O evento levou diretores e coordenadores de instituições de ensino municipais ao Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire para discutir a implementação de um programa de avaliação e análise do impacto resultante da aplicação de tecnologias de informação e comunicação no con­texto educacional. As ques­tões envolvem a metodo­logia para embasar o programa, identificação de indicadores de sucesso, estra­tégias para coleta de dados, análise de impacto, entre outras.

A Conferência condiz com o atual momento de avaliação dos projetos na área de tecnologia na educação desenvolvidos pela Prefeitura do Recife, que nos últimos 10 anos, com o programa “recife.com.jovem” das Escolas Itinerantes de Informática e as Unidades de Tecnologia na Educação e Cidadania, têm criado espaços de formação em informática e acompanhamento pedagógico nas unidades edu­cacionais.

Martina apresentou o modelo de avaliação global adaptativo da Intel, que pode ser configurado para funcionar melhor de acordo com as necessidades locais. O mode­lo inclui processos que envol­vem o foco em um proble­ma, a coleta e análise de da­dos e as descobertas e soluções que podem ser encontradas a partir da avaliação dos da­dos coletados. “A maior parte dos currículos são antigos e devem ser mudados. É ne­cessário permitir ao profes­sor adaptar os conteúdos às necessidades da sala de aula. A melhor maneira de fa­zer isso é avaliando o proces­so educacional”, afirma Martina.

Para a pedagoga, um grande investimento em tecnologia deve estar presente no projeto de educação governamental, que envolve não apenas a tecnologia em si, mas a forma com que ela é integrada para dar suporte ao currículo em sala de aula. O foco é desenvolver nos estudantes as chamadas capacidades do século XXI, que incluem o pensar criticamente e a resolução de problemas, pensar criativamente e impulsionar a inovação e trabalhar cooperativamente e com familiaridade com as Tecnologias de Informação.

A Intel investiu mais de US$ 1 bilhão em projetos de educação em mais de 70 países nos últimos dez anos. As soluções não envolvem apenas o hardware, mas um ecossis­tema completo, que inclui tam­bém programas, conteú­do e serviços focados no processo de aprendizado.

Fonte: http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-informatica/636694-intel-apresenta-sistema-de-avaliacao-escolar

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