Sweet News.

O Blog dev Visual Novo!
Powered By Blogger

sweet news

Um novo futuro está aqui!






terça-feira, 10 de maio de 2011

Valores e atitudes formam o profissional diferenciado.

Edison Andrades esteve no Recife como palestrante na semana passada.

O colunista Edison Andrades esteve no Recife como palestrante na semana passada. Em visita à Folha de Pernambuco, ele deu dicas sobre comportamento, valores e equilíbrios, ressaltando que o profissional tem que ser, sobretudo, humano e entender as necessidades dos clientes e também dos colegas de trabalho para fazer a diferença dentro de uma empresa. Confira abaixo trechos da conversa.

Problemas

Existe uma frase e eu acho que são paradigmas mesmo e que diz “deixe os seus problemas em casa e chegue ao trabalho bem”. Na realidade o ser humano não funciona assim. O comportamento na realidade, com as suas atitudes, são consequência da sua vida, com o seu dia a dia. Então, é possível a gente conciliar a vida família com a vida no trabalho? Claro que é. Desde que o tempo que a gente passa em um lugar e no outro seja bom.

Integridade

O nosso maestro, quem tem que fazer a regência da nossa vida, eu digo que é a integridade. E ela não tem meio termo. A integridade é uma coisa que equilibra dois pontos. O ser humano é munido de razão e emoção. Não tem jeito. A razão é aquilo que você faz de forma racional. A emoção você controla menos, mas a integridade une as duas coisas.

Valores

À nossa volta têm os matadores de integridade. São aqueles que tentam roubar os nossos valores, que são as coisas que você tem de mais preciosas. Aquela voz que diz “vai, faz aí, todo mundo faz”. E aí roubam os nossos valores, o que é um grande problema, porque valor é a nossa essência, aquilo que a gente herda.

Mercado

Eu acho que hoje no mercado de trabalho estão faltando pessoas que se procupem com as outras. Pessoas que consigam resgatar esses valores. Qual o dia em que você lembra de ter levado água para alguém que não pediu e você percebeu essa necessidade.

O corvo

Tem gente que se alimenta de coisas negativas. Uma pesquisa divulgada recentemente diz que 70% do tempo que você passa acordado está em função do trabalho. E se a gente não for feliz neste tempo, vai ser apenas nos outros 30%? Se a pessoa não está bem no trabalho, vai passar o restante do tempo reclamando do trabalho. A pessoa que é contra tem sempre uma história ruim pra contar. São pessoas negativas, que têm sempre uma coisa ruim para falar e terminam contaminando o ambiente. Os corvos estão em todo lugar. Eu chamo isso de rotatividade invisível, quando a pessoa já está fora, mas continua dentro. Elas falam que não gostam, não querem continuar na empresa, mas continuam.

A favor

O bacana são as pessoas a favor. São aquelas que torcem pelo seu sucesso e sempre têm uma coisa boa para falar. Pessoas a favor homenageiam as outras, têm necessidade de falar para outro o que sente por ele. Se a gente hoje é mal atendido é porque falta gente no mercado. Têm pessoas com bons currículos e vários títulos, mas que não são humanas. Pessoas que são humanas fazem toda a diferença no ambiente de trabalho. Por isso a importância da entrevista com o colaborador novo.


Fonte: Folha de Pernambuco - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário