Sweet News.

O Blog dev Visual Novo!
Powered By Blogger

sweet news

Um novo futuro está aqui!






segunda-feira, 23 de maio de 2011

Caso Palocci domina reunião petista.


BRASÍLIA (AE e Folhapress) - Na esteira da crise envolvendo o ministro da Casa Civil, Antônio Palocci, o presidente do PT, Rui Falcão, vai se reunir amanhã com os cinco governadores petistas, em Brasília. O encontro será na residência do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, em Águas Claras. A pauta oficial é a reforma política, bandeira que o PT tem levantado na tentativa de aprovar no Congresso o financiamento público das campanhas eleitorais.

Embora a reunião tenha sido marcada antes de estourar o escândalo que atingiu o principal articulador político do Planalto, a estratégia de defesa de Palocci não escapará das conversas reservadas e da avaliação conjunta dos governadores petistas. Não é só: os governadores, que vão assinar ali a Carta de Brasília, também estão de olho na montagem do segundo escalão federal, pois todos indicaram nomes para vagas em estatais.

O problema é que, muitas vezes, há mais de um apadrinhado para a mesma cadeira e várias disputas entre Estados. No Ceará, por exemplo, o governador Cid Gomes, que é do PSB, assiste a uma poderosa briga entre petistas para definir quem será o novo presidente do Banco do Nordeste (BNB).

Mesmo com Palocci alvejado, a distribuição dos cargos deve ser acelerada nesta semana para conter as insatisfações na base aliada. Todos os nomes têm passado pelo crivo da presidente Dilma Rousseff, que até agora optou pela tática do tensionamento, para não ceder à pressão.

Diante das dificuldades, porém, a estratégia vai mudar. Somente no PT há uma lista de 104 indicados nos Estados sendo examinada. O objetivo do Planalto, agora, é reforçar a tropa de choque governista e esvaziar a ofensiva da oposição, que quer convocar Palocci para depor e até criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Congresso para investigar suas atividades. No meio do caminho há a votação do Código Florestal, prevista na Câmara para ter­ça-feira, e o Go­verno corre ris­co de perder, caso não ado­ce a boca dos aliados.

PPS
O líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), cobrou hoje uma declaração pública da presidente Dilma Rousseff sobre a evolução patrimonial do ministro Antônio Palocci (Casa Civil), e o faturamento multimilionário da consultoria privada dele durante o ano eleitoral de 2010. “A presidente Dilma parece ser mais leal do que Lula. Vem mantendo silêncio, porém não tomou ainda nenhuma atitude com relação às estripulias de seu companheiro”, afirmou Bueno.

“A nação inteira espera sua declaração pública com relação ao caso”, lembrou o deputado. O PPS é um dos partidos da oposição que tentam obter esclarecimentos de Palocci e já enviou duas representações sobre o caso à Procuradoria-Geral da Presidência.


Fonte: http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-politica/639111-caso-palocci-domina-reuniao-petista

Nenhum comentário:

Postar um comentário